Aprenda os Detalhes sobre a mesa River Table!

Você já ouviu falar em river table? É um termo em inglês que une duas palavras: “river” de “lago” e “table” de “mesa”. O significado disso é um efeito feito em resina onde parece que existe um lago atravessando uma mesa com tampo de madeira.

Esse efeito é muito utilizado na decoração de ambientes. A resina utilizada acaba causando um efeito brilhoso, como se realmente houvesse água por ali. O resultado é lindo, o que leva muita gente a procurar por esse estilo de móvel.

O River Table surgiu nos Estados Unidos há alguns anos. Rapidamente se tornou uma técnica muito popular tanto entre os americanos quanto no exterior. Hoje em dia existem muitos profissionais brasileiros que fazem essa aplicação.

River Table

  • Como ela é composta?

Basicamente a mesa é de madeira e possui uma espécie de fenda bem no meio. Essa fenda, por sua vez, é preenchida com resina, formando um “lago”. O efeito pode ser aplicado tanto em mesas grandes quanto em mesas pequenas.

O mais interessante é que tudo depende do formato da madeira. Sendo assim, uma “River table” jamais será igual a outra. Elas são peças únicas e muito sofisticadas.

Como Fazer Uma Mesa River Table?

Essencialmente a técnica river table é realizada por pessoas profissionais, que sabem fazer a aplicação de resina em mesas. Mas, vamos lhe dar algumas dicas importantes para que você comece a fazer isso.

O primeiro ponto essencial a ser considerado em qualquer trabalho com resina é a segurança. É importante que você tenha em mãos todos os equipamentos de segurança fundamentais para a tarefa. São eles:

  • Luvas descartáveis;
  • Óculos de segurança;
  • Escala de peso ou copos volumétricos;
  • Vara de metal para mistura;

Tenha atenção também com relação ao ambiente em que você vai trabalhar. É importante que não exista muita poeira ou resíduos no ar que possam se fixar à superfície onde a resina será aplicada.

Lembre-se que a resina é usada em seu estado líquido, e que levará algum tempo até secar. Por isso é tão importante livrar o ar das impurezas.

  • Molde:

Você deve começar criando um molde. Para isso, use uma placa de MDF maior do que a mesa que você pretende resinar. Lixe para que fixe lisa e limpa e cubra com fita adesiva toda a extensão da placa.

Então, utilize um pedaço de madeira para fazer uma das margens do seu rio. Fixe essa peça com parafusos na placa de MDF. Faça o mesmo com outra parte da madeira deixando uma fenda bem ao meio.

Use pedaços menores de MDF devidamente encapados com a fita para fechar as bordas, de modo que o rio não “deságue” quando você adicionar a resina. Use plastilina para vedar a junção, evitando assim que a resina encontre qualquer brecha.

  • Faça a mistura:

Misture a resina com o endurecedor seguindo as orientações do fabricante. Lembre-se que a quantidade pode variar de acordo com o efeito que você quer causar e com o tamanho da mesa que pretende resinar.

Para misturar, comece despejando primeiro a resina. Em seguida adicione o endurecedor e mexa muito bem até que se forme uma mistura completamente homogênea.

Antes de despejar use um pincel para selar a madeira aplicando uma pequena quantidade da resina misturada. Isso evitará a formação de bolhas.

  • Criando o seu “lago”:

Agora é hora de misturar novamente uma quantidade da resina que pretende usar. Pese muto bem as medidas para saber exatamente quanto deve ser usado de resina e quanto deve ser usado de endurecedor.

Adicione corante azul-petróleo ou outra cor que lhe agrade para formar a cor do lago. A quantidade do corante também varia de acordo com o tamanho da mesa que você está criando.

Despeje a mistura na fenda que será o lago. Use um soprador térmico para eliminar qualquer bolha e deixar o líquido bem liso e brilhoso. Espere secar por pelo menos 24 horas. Você terá um resultado bruto bem interessante.

  • Finalização

A finalização é feita através de uma lixa que deve ser usada em toda a superfície. Utilize uma mistura de betume com álcool para escurecer a madeira. Pinte toda a superfície da madeira e deixe secar.

Faça uma nova mistura de resina e aplique sobre a superfície integral. Use um maçarico de cozinha para estourar as bolhas e deixar o aspecto liso e brilhoso que deseja. Aguarde o tempo para curar, e está pronta a sua river table!

Qual Resina Utilizar?

O processo inteiro para fazer uma river table leva diferentes tipos de resinas. É importante analisar as suas demandas, o que você espera de resultado, e então terá mais clareza na hora de escolher.

Mas, a resina epóxi é a mais indicada para esse tipo de trabalho. É uma resina fácil de trabalhar, que traz inúmeros benefícios e um excelente resultado após a aplicação. Alguns de seus principais benefícios são:

  • Boa fluidez – o que diminui a formação de bolhas;
  • Boa selagem;
  • Contração mínima;
  • Não libera subprodutos;
  • Alta resistência química;

A mesa com resina epóxi possui uma superfície límpida, brilhosa e reluzente. Uma das características mais importantes dessa resina é a sua capacidade de auto nivelamento.

River Table

Quando despejada, a epóxi consegue se distribuir de maneira adequada para que todos os cantos recebam a mesma quantidade de resina.

No entanto, é importante ter cuidado para que não haja nenhuma inclinação no momento da aplicação. Por isso sempre é indicado usar um nivelador para conseguir um aspecto bem retinho.

A maioria dos profissionais que fabricam river table utilizam justamente a epóxi como elemento principal para criação dos rios. Ela se distribui bem e, após curar, traz um resultado belíssimo, muito semelhante à água.

Qual Valor De Uma Mesa De River Table?

A técnica river table não é difícil, mas é trabalhosa. Requer algum conhecimento e bastante cuidado, sobretudo na aplicação e na medição referente a quantidade de resina para madeira que será usada para a formação do rio.

Mas, existem muitos fatores que acabam influenciando no valor final desse produto. A resina é com certeza um deles, e todo o trabalho que se tem para a aplicação, mas não somente.

Mais de 80% da estrutura da river table é composta, na verdade, por madeira. Portanto, não podemos ignorar o quanto a madeira tem impacto direto no preço dessa peça.

Madeiras maciças de alta qualidade – que são as mais indicadas, obviamente, para uso – acabam atribuindo mais valor ao produto. No entanto, elas também garantem uma durabilidade melhor.

O tamanho da mesa e seu estado de conservação são outros pontos essenciais a serem considerados na hora da compra. O valor pode variar de 500 a 5 mil reais, dependendo de uma série de questões.

O profissional que faz a river table ainda precisa pensar em todo o tempo e o investimento em material que foi feito para a criação da peça.

Tudo isso deverá ser repassado ao cliente final para que a confecção da peça tenha realmente valido a pena e traga algum lucro.

Tipos De Mesa River Table

O que nem todo mundo sabe quando começa a pesquisar e conhecer mais as river tables é que existem diferentes tipos e estilos dessas mesas. Elas são sempre compostas por resina epóxi transparente, mas podem variar em seus estilos. Veja só:

  • Minimalista:

Os modelos minimalistas possuem um design mais clean, com um ar mais limpo e simples. Alguns elementos em outros materiais podem ser inclusos no design, tais como vidro, bordas retas, diferentes tipos e cores de madeira (como o carvalho).

  • Moderno:

O estilo moderno, por sua vez, traz vários elementos que justamente fazem alusão a período, com um perfil mais vanguardista e descolado.

Uma das características comuns desse tipo de river table é a utilização de resina líquida colorida. Cores vibrantes – como o amarelo ou o vermelho – podem ser boas escolhas.

  • Rústicas:

Como o próprio nome sugere, as “mesas fluviais” desse estilo são mais brutas, com aspecto mais rústico.  A base é sempre bem larga, espessa. A madeira tem um peso que pode ser percebido ao primeiro olhar.

É comum o uso de madeira de celeiro recuperada. O rio também se apresenta geralmente com cores mais escuras, como como cinza ou topázio.

Embora cada estilo de river table carregue consigo suas características particulares, todos eles são lindos, elegantes e sofisticados. Quando bem harmonizados, podem trazer beleza para qualquer ambiente.

 

Como Calcular A Quantidade De Resina?

Perguntas sobre a quantidade de resina a ser aplicada em um projeto de river table são algumas das mais comuns. Saber calcular corretamente é importante para que você não desperdice material.

Se você tem apenas um projeto para desenvolver isso é ainda mais importante. Afinal de contas, se sobrar material não será utilizado rapidamente, o que pode comprometer a qualidade.

O cálculo referente a quantidade de resina epóxi a ser utilizada será feito com auxílio de uma calculadora. Também vamos dividir o cálculo em dois tipos: para finalização em vidro líquido e para river table.

 

  • Vidro líquido:

Se você quer dar aquele efeito de vidro à sua peça a quantidade de resina é diferente do river table. Para começar é importante converter o grama em ML, usando um cálculo geral de 1 para 1.

Então, 1 grama de resina será equivalente a 1 ml de resina. Outra coisa a considerar é a espessura da cobertura. Em média, usa-se 2 mm de resina para uma boa cobertura.

Tire a medida da madeira que você quer usar. Por exemplo: 32 x24. Resolva essa equação para ter um valor.

768 x 0.11 = 84.48 (arredondaremos para 85).

Portanto, o resultado é de que necessita de 85 gramas de material preparado para fazer a cobertura de 2 mm nesse caso, usando essa medida de madeira.

Já para river table as medidas serão diferentes. Você precisa pensar na cobertura de 2m e na quantidade para formação do rio. Você deve pensar no cálculo de espessura onde será preenchido.

Lembre-se que para cada centímetro cúbico você usará 1gr de resina. Faça a medida da área em comprimento e espessura. Descubra a largura do rio também, inclusive considerando as variações (curvas). Tire um valor médio, portanto. Vamos supor os seguintes valores:

  • 18 centímetros de comprimento;
  • 2 centímetros de espessura;
  • 7 centímetros de largura.

A conta será: 18 x 2 x 7 = 252 cm cúbicos.

Sabemos que isso equivale, portanto, a 252 gramas de resina. Esse seria o valor para preenchimento do rio. Adicione valores para vazamento e para cobertura geral do molde. O mínimo indicado seria 300 ou 500 gramas.

É importante sempre comprar mais do que você precisa. Considere sempre a perda de material, o quanto vai escorrer ou será inutilizado de alguma forma. Adicione 20% do valor na hora da compra.

É importante também considerar que as variedades de resinas alteram a quantidade a ser usada. A conta não é exata, não se trata de um valor preciso, mas é uma indicação média de quanto será gasto.

Onde Comprar Uma Mesa River Table?

Se você pretende comprar uma mesa river table é importante ter atenção para escolher uma loja que seja verdadeiramente de qualidade. Isso terá impacto direto, inclusive, na qualidade do próprio produto.

  • Conheça a reputação:

Uma dica interessante é que você pesquise sobre as lojas e aproveite a internet como aliada para conseguir entender melhor a reputação das marcas. Assim terá muito mais respaldo na hora de escolher onde comprar a sua mesa resinada.

Acesse o site e tire todas as suas dúvidas antecipadamente. É importante entender quais são os materiais usados e até ver fotos dos produtos antes de adquiri-lo.

Mas, tenha em mente que você também pode produzir sua própria river table. Isso pode ser feito a partir de tutoriais e dicas na internet, como essas que demos no decorrer desse conteúdo.

Uma river table pode atribuir muita beleza e muita sofisticação ao seu ambiente. Ela pode ser usada tanto na sala de estar quanto em outros muitos ambientes de sua residência. Também é ideal para ambientes comerciais.

Essas mesas se tornaram um sucesso no Brasil e no exterior. Não é para menos: uma river table revela uma personalidade criativa e elegante, ao mesmo tempo em que contribui com a funcionalidade do ambiente.

  • Referência das contas:

https://www.youtube.com/watch?v=0t7_7ivLOdk