Guia Completo de Resina Epóxi para Madeira!

Você com certeza já se deparou com imagens na internet de móveis feitos com resina epóxi para madeira. Eles são a mais nova tendência de 2020, e vêm conquistando cada vez mais admiradores pelo mundo todo.

E isso não acontece por acaso. A resina epóxi é um material que proporciona um acabamento único nas peças de madeira, e tem sido cada vez mais utilizada pelos artesãos que estão ligados nessa novidade que já é a preferida no mercado de móveis.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a resina epóxi para madeira, como utilizar e quais são as suas vantagens, confira esse guia completo preparamos especialmente para você, e tire todas as suas dúvidas sobre essa tendência.

O que é resina epóxi para madeira?

Como nós já sabemos, a resina epóxi para madeira vêm se tornando a grande tendência de 2020 no mercado de móveis pelo mundo todo. E ao que parece, ela veio para ficar! Os modelos feitos com esse material são de tirar o fôlego, e possuem um acabamento único e sofisticado.

Cada vez mais pessoas estão se matriculando em curso de resina, para que aprendam a dominar essa técnica e adentrar nesse mercado que têm se mostrado cada vez mais lucrativo para o ramo da marcenaria, que já é muito bem valorizado no Brasil.

Mas o que é a resina epóxi para a madeira? Também conhecida pelo seu nome técnico, a poliepóxido nada mais é do que um plástico extremamente resistente, que endurece ao entrar em contato com um agente catalisador.

A resina epóxi pode ser utilizada em vários tipos diferentes de superfície, mas quando utilizada na madeira, tem um encanto a mais. A resina proporciona um acabamento lustroso e brilhante para as peças, o que a torna um grande diferencial para quem quer produzir peças únicas e exclusivas.

Ela pode ser utilizada somente em cima da madeira, ou também em uma combinação de madeira e resina, como a junção de duas peças de madeira com uma parte de resina pura. Independente da maneira que você a utiliza, o acabamento perfeito e o brilho característico desse material, vai chamar a atenção de quem tem apreço por peças sofisticadas e de qualidade.

Onde utilizar a resina epóxi na madeira?

Agora que você já sabe o que é a resina epóxi para a madeira e como ela pode ser muito lucrativa para quem deseja trabalhar com esse material, deve estar se perguntando onde utilizar a resina epóxi na madeira, não é mesmo? Nós vamos te explicar tudo!

Esse material vem em formato de resina líquida, e precisa entrar em contato com um agente catalisador para se tornar uma superfície firme e resistente. Mas para que o artesão possa completar esse processo, alguns passos devem ser seguidos antes.

Vamos utilizar o exemplo de uma mesa resinada para que você entenda quais são os processos essenciais para se utilizar a resina epóxi de maneira correta.

Preparação e lixamento da madeira

Na hora de criar uma mesa de madeira com resina epóxi, o primeiro passo é preparar a madeira, a lixando para que fique ideal para a aplicação da substância química que irá receber.

Essa etapa é uma das mais importantes, já que as consequências de não a cumprir de forma correta, vão de imperfeições na peça até a queda de qualidade da mesa de forma geral. Por isso, escolha um material de qualidade para trabalhar e faça o lixamento de maneira correta.

  • Confecção do molde

Após escolher uma madeira ideal e trabalhar em sua preparação e lixamento de forma correta, chegou o momento de fazer a confecção do molde. Para confeccionar o molde, você pode utilizar de sobras de outros móveis de madeira, ou até mesmo de MDF.

O molde deve ser bem vedado, para que não ocorra desperdício do material ou atrapalhe na confecção da peça que você deseja fazer. Não se esqueça de utilizar uma camada de desmoldante para que facilite no momento da retirada segura da peça.

  • Preparação e aplicação da resina.

Agora que você já construiu o seu molde no formato ideal que deseja para a criação da sua peça, chegou o momento mais esperado, que é a preparação e aplicação da resina epóxi para madeira.

Nesse momento, você deve se atentar muito a preparação da resina nas proporções corretas, indicadas pelo fabricante na embalagem da mesma. Assim, os resultados serão satisfatórios.

Durante esse processo, você também pode utilizar corantes de cores diferentes para criar peças únicas e criativas.

Após a aplicação, você deve retirar com o auxílio de um soprador térmico as bolhas que se formam na superfície, para que o acabamento fique perfeito. O tempo ideal para deixar a resina curar é de aproximadamente 24h.

  • Acabamento

Agora que todos os processos foram concluídos e a resina já ficou 24h em processo de cura, é hora de tirar a peça do molde e trabalhar o seu acabamento, com o auxílio de uma lixa elétrica.

Viu só como é fácil de se trabalhar com a resina epóxi para madeira e criar peças exclusivas e incríveis para os seus clientes?

Quais madeiras podem receber a resina epóxi?

Você sabia que não são todos os tipos de madeira que podem receber a resina epóxi? Agora que você já sabe o que ela é e onde ela é utilizada, assim como os processos de utilização da resina epóxi, vamos descobrir quais são as madeiras que podem receber essa substância!

Você sabe que a resina epóxi, assim como a resina cristal, está se popularizando cada vez mais, e muitas pessoas estão atrás do conhecimento necessário para se tornarem marceneiros de sucesso, e criarem peças únicas e sofisticadas para seus clientes.

Um dos conhecimentos mais importantes nesse processo, é o de descobrir quais são as madeiras que podem receber a resina de epóxi, para que você saiba com qual trabalhar ou não.

Tudo vai depender da qualidade que você deseja produzir as suas peças. Na teoria, qualquer tipo de madeira pode ser utilizado, mas não são todas que tem a qualidade necessária para se transformarem em uma peça de qualidade.

O ideal, é que quando for utilizar a resina epóxi para madeira, escolha uma peça de madeira maciça, que vai proporcionar um acabamento ideal, já que a madeira exposta vai ser visualmente mais atrativa.

Se você utilizar uma madeira de má qualidade ou um MDF, por exemplo, a sua peça não vai ter a elegância e sofisticação que os seus clientes procuram quando pensam em uma mesa de madeira com resina epóxi.

Por isso, se for trabalhar com essa substância, tenha um fornecedor de confiança, que possa te proporcionar um material de qualidade.

Mesas de resina epóxi.

Sempre em que pensamos em resina epóxi para madeira, a primeira coisa que vêm a mente de todos, são as mesas de resina epóxi, que são a mais nova sensação da internet, e vem atraindo cada vez mais admiradores.

São vários os modelos possíveis para a criação, e a criatividade vai ser a peça chave para diferenciar o seu trabalho dos seus concorrentes.

As mesas de resina epóxi não são somente agradáveis aos olhos, mas tem sido cada vez mais procurada por donos de estabelecimentos como restaurantes, pela sua durabilidade, que é alto em comparação de outros materiais.

Além disso, as mesas de resina epóxi são mais higiênicas e fáceis de se limpar.

Os modelos mais comuns e populares são:

  • Toda de madeira

O modelo mais comum é o que é feito todo de madeira, apenas com uma cobertura de resina de epóxi na superfície da mesa. Nesse estilo os artesãos investem na criatividade para combinar diferentes desenhos naturais da madeira com cores variadas da resina.

  • Madeira vazada

Esse estilo é bem famoso na internet, e os queridinhos dos amantes do bom gosto e sofisticação. Nesse modelo, o artesão combina pedaços variados de madeiro sobrepostos em uma superfície, os espaços que sobram são preenchidos com a resina de epóxi para madeira.

Os resultados são incríveis, e a criatividade não tem limites!

  • Madeira com materiais diversos

Há na internet um vídeo que viralizou bastante, de uma mesa de madeira com outros materiais de plástico que simulavam uma praia! Com personagens, coqueiros, mar e até mesmo guarda-sol. Misturar a madeira com outros materiais permite que o artesão use sua criatividade para criar peças únicas e cheias de glamour.

  • Somente de resina

A mesa somente confeccionada de resina também é possível! Aqui, ela pode ser utilizada em várias cores e estilos diferentes, até mesmo com estampa de oncinha! Outro modelo muito popular é o que imita o mármore, e que vai tirar o fôlego de qualquer espectador que preze por elegância e sofisticação.

Qual o rendimento de uma resina epóxi?

Agora você já é quase um expert em resina epóxi para madeira, e deve estar curioso para começar a trabalhar com esse material incrível, que está fazendo muito sucesso, não é mesmo? Então, você deve querer saber qual é o rendimento da resina epóxi, e se o custo benefício desse material vale realmente a pena.

Uma dica de ouro muito utilizada pelos profissionais para que a resina de epóxi tenha um maior custo benefício, consiste na prática de derramar uma base, como camada de vedação em cima da superfície que irá receber o produto, para assim prevenir as bolhas de ar que podem surgir.

A resina de epóxi vem em duas partes que devem ser misturadas, que consiste no poliepóxido e no agente catalisador. Se você precisa preencher uma área e não sabe calcular quantos litros de resina serão necessárias para o processo, existe uma calculadora online que pode te ajudar!

Além disso, uma dica que os especialistas no assunto salientam, é que é melhor fazer a mistura para sobrar do que para faltar, pois se faltar pode ser difícil chegar na consistência exata ou na cor exata da mistura anterior, o que pode afetar a qualidade visual da sua peça no final.

Os kits mais comuns vendidos hoje são de aproximadamente 1kg, que preenche uma área de aproximadamente 1m² com 1,5mm de espessura no total. Por isso, o seu custo benefício é muito alto ao se trabalhar essa resina juntamente com a madeira.

Não devemos esquecer que a resina de epóxi também é muito utilizada para a criação de pisos de porcelanato líquido, que são uma grande tendência da moda na arquitetura, e também por grandes empresas. Nessa proporção, o uso de resina epóxi será maior, assim como o custo-benefício.

Qual o preço de uma resina epóxi para madeira?

Como vimos acima, a resina de epóxi tem várias utilidades, e quando utilizada para superfícies misturadas com madeira, apresenta um alto custo-benefício para o artesão que deseja investir nessa arte.

Nós já sabemos que os kits mais comuns são de aproximadamente 1kg ou 1L, que cobrem uma área de aproximadamente 1m² de 1,5mm de espessura. Mas quanto custa um kit desses? O preço médio desse kit é de aproximadamente R$70,00, mas pode variar dependendo da região ou marca.

Com o crescimento constante da popularidade da resina de epóxi e suas aplicações, para artesãos que decidem investir nessas produções, o retorno financeiro é muito alto, e tem atraído cada vez mais pessoas para a profissão.

Se você deseja também fazer parte dessa novidade no mercado de móveis e construir uma carreira sólida com um alto retorno financeiro, é o momento de investir em um curso de resina!

Com os conhecimentos adquiridos, você irá aprender utilizar a resina para diferentes aplicações, como madeira, pisos e até mesmo para artesanatos!

Como nós já sabemos, a procura por produtos de resina vem crescendo no mundo todo, e isso porque as peças produzidas são todas exclusivas e artesanais, e agregam muita elegância e sofisticação para qualquer ambiente.

E agora que você já sabe tudo sobre a resina epóxi para madeira, não perca tempo e garanta já os conhecimentos necessários para aprender a trabalhar com esse produto inovador.