Guia Completo sobre Mesa Resinada!

Mesa Resinada

No mundo da decoração existem diferentes artefatos que acabam ganhando destaque vez ou outra. A mesa resinada é um desses casos, e acabou se tornando um item queridinho tanto dos decoradores quanto do público, que aposta nesses itens como forma de atribuir beleza e elegância ao ambiente.

O que mais chama a atenção nesse tipo de peça é justamente o seu belo acabamento. A mesa resinada pode contribuir para a decoração de diferentes ambientes, tornando-os mais sofisticados e funcionais.

Se você quer construir um ambiente charmoso a resina para artesanato com certeza precisa fazer parte de suas escolhas.

O brilho e a sofisticação dessas peças são alguns dos pontos que fazem desse material um dos mais interessantes e charmosos do mercado.

Mesa Resinada

O primeiro passo para entender como usar esse item é justamente saber o que é mesa resinada e como você pode usá-la em sua casa de forma harmônica, fazendo com que se torne parte essencial da decoração.

O Que É Uma Mesa Resinada?

Você com certeza já se deparou por aí com uma mesa resinada, seja em ambientes residenciais de gosto refinado o em ambientes empresariais, como consultórios e escritórios.

A resina originalmente é utilizada em sua forma líquida. Ela é aplicada em superfícies diversas causando um efeito de finalização lindo.

A mesa resinada é justamente isso: uma mesa com aplicação de resina líquida que, após secar, se torna rígida e lustrosa. Existem diferentes tipos de resinas que podem ser utilizadas, como, por exemplo, a poliuretano ou a resina de epóxi.

  • Base da mesa:

A resina geralmente é aplicada sobre mesas de madeira. Juntos, esses dois elementos – a resina e a madeira – conseguem compor um objeto elegante e sofisticado que poderá ser usado em diferentes decorações.

A madeira recebe um preparo prévio para que se livre de imperfeições e fique lisa e plana para que a resina seja devidamente aplicada. Falaremos a respeito disso no tópico sobre como fazer mesa resinada.

  • Como usar a mesa resinada na sua decoração?

A mesa resinada pode ser usada na sua sala de jantar, em uma recepção de consultório ou escritório, em um hall de entrada, na varanda de sua casa entre outros ambientes.

A versatilidade é uma qualidade inerente a essa peça. É comum que ela seja usada em decorações com estilo rústico, quando a madeira é ainda mais facilmente harmonizada.

Mas, também é possível aproveitá-la em um ambiente de aspecto mais moderno, minimalista entre outros. O importante é combiná-la de maneira harmônica para que consiga ganhar o devido lugar de destaque.

Na sala-de-jantar ela pode ser a mesa principal, onde as refeições acontecem. Em uma sala-de-estar a mesa pode ser usada como apoio de centro, servindo de espaço para itens decorativos diversos.

Outra possibilidade é aplicá-la em um ambiente externo, criando um espaço para descontração e recepção de convidados – como uma varanda ou um jardim.

Mesa Com Resina Epóxi

Existem diferentes tipos de resina. A mesa com resina epóxi é uma das opções mais interessantes e mais utilizadas no mercado. É um porcelanato líquido que se tornou popular tanto no Brasil quanto no exterior.

Esse tipo de resina também é conhecido como poliepóxido. Ele é usado em seu estado líquido e, quando entra em contato com um agente catalisador, endurece. O aspecto é muito agradável e pode gerar peças belíssimas para decoração.

Além da possibilidade de fazer mesa resinada com epóxi também é possível aplicar o material em outras superfícies, tais como:

  • Pisos cerâmicos;
  • Porcelanatos;
  • Pedras;
  • Ardósia.

A mesa com resina epóxi possui uma superfície límpida e muito bem nivelada. Aliás, esse material possui uma característica muito curiosa, que é a sua capacidade de auto nivelamento.

Isso significa que, ao despejar a resina pela superfície, ela se espalhará de forma que fique completamente reta, sem que haja necessidade de espalhar isso – a menos, é claro, que ocorra alguma inclinação.

Uma das características de destaque da mesa resinada com epóxi é que é possível fazer belos desenhos na superfície. Por exemplo, a river table, que é aquele modelo de mesa com uma espécie de “rio” passando no meio.

Esse material possui uma excelente transparência além de uma excelente retenção de pigmentos e/ ou corantes, o que amplia significativamente a possibilidade de criação com ela. Outras características são:

  • Boa fluidez – o que diminui a formação de bolhas;
  • Boa selagem;
  • Contração mínima;
  • Não libera subprodutos;
  • Alta resistência química;

A beleza de uma mesa resinada com epóxi pode ser percebida a primeira vista. É uma resina de alta qualidade e que realmente deixa um aspecto muito bonito na peça.

Modelos De Mesas Resinadas

Existem diversos modelos de mesas resinadas. Eles vão desde os mais rústicos até os mais finos e sofisticados. Podem ser combinados com diferentes linhas decorativas – o que vale aqui é o seu bom gosto na hora de escolher.

  • Tamanhos:

Você pode encontrar mesa resinada em tamanhos variados. Também existem diferentes tipos de madeiras que podem ser usadas para a confecção das peças.

No Brasil, duas das madeiras mais usadas são a peroba ou pinheiro. São madeiras reconhecidas especialmente pela resistência e durabilidade, fatores que fazem com que uma mesa resinada com essas bases dure gerações.

  • Modelo rústico:

Os modelos mais rústicos utilizam a madeira em seu estado mais bruto. É comum, por exemplo, que a resina seja aplicada sobre troncos. Como ela dá um aspecto brilhoso, dá a impressão de que há um filete de vidro sobre o tronco.

Outra possibilidade é a utilização de tiras de madeira. Elas são posicionadas lado a lado e a aplicação da resina é realizada. Isso faz com que pareçam todas unidas pela camada que é adicionada.

  • Modelos modernos:

Outra possibilidade é que a resina adquira um aspecto mais moderno, com cores sendo utilizadas para trazer ainda mais vivacidade para as peças.

Por exemplo, uma mesa em amarelo para um ambiente clean, que ajude a conduzir o olhar de quem adentra. Lembre-se que essa é apenas uma sugestão de cor, mas a resina pode receber diferentes pigmentos.

Como Fazer Uma Mesa Resinada?

Se você deseja fazer a sua mesa resinada existem algumas dicas fundamentais para isso. Veja o passo a passo a seguir e descubra como conseguir tornar a mesa ainda mais bonita:

  • Conheça a resina que você está usando:

Para começar, busque obter informações sobre a resina que você via usar. Assim saberá qual é o tempo que ela permanece líquida o suficiente para ser manuseada, e saberá, com o fabricante, qual é a proporção de endurecedor a ser adicionado.

  • Equipamentos de proteção:

Separe alguns equipamentos de proteção que você precisará utilizar durante a aplicação. Alguns dos itens indispensáveis são:

  • Luvas descartáveis;
  • Óculos de segurança;
  • Escala de peso ou copos volumétricos;
  • Vara de metal para mistura;

Tenha tudo em mãos antes de começar! Assim você poupa tempo e consegue fazer a aplicação de forma realmente segura, sem correr risco de que a resina endureça antes de finalizar.

  • Madeira seca:

A madeira a ser resinada deve estar muito bem seca e devidamente lixada. Aplique uma primeira camada para nivelar a madeira e deixá-la bem lisa para que possa aplicar o restante da resina.

  • Ambiente:

O ambiente para se trabalhar com resina deve ser pensado com atenção. Priorize um local onde não haja poeira nem detritos no ar que possam, de alguma forma, comprometer a qualidade do resultado.

  • Faça a mistura e aplique:

Feito isso, adicione a resina em um recipiente. Em seguida adicione o endurecedor e misture por cerca de 3 minutos, sempre retirando os produtos dos fundos e das laterais do recipiente para que fique bem homogêneo.

Aplique o líquido no molde. Faça isso com cuidado, sempre de modo que caia uma quantidade mediana de resina. Feito isso é só esperar o tempo de cura, ou seja, o tempo para secar.

A resina não seca rapidamente. Tenha paciência! Certifique-se de que não há poeiras nem outros elementos que possam cair no local, e que comprometeriam a beleza da superfície.

Qual O Preço De Uma Mesa Resinada?

Trabalhar com mesa resinada tem sido a escolha de muitos brasileiros que querem ganhar dinheiro de maneira rápida. Isso porque essas peças são altamente valorizadas no mercado, e podem trazer retorno financeiro de maneira bem ágil.

Existem muitos fatores que obviamente vão interferir no valor final de uma mesa. Por exemplo, uma mesa resinada com material importado pode ter custo mais alto.

Antes de falarmos do valor, portanto, devemos falar sobre alguns desses fatores interferentes. São eles:

  • Tipo de madeira utilizada;
  • Tamanho e espessura da mesa;
  • Quantidade de resina utilizada.

Perceba que além da resina propriamente dita a madeira cumpre papel essencial no valor da peça. Isso é natural, já que a base é feita de maneira, que compõe grande parte do móvel.

A madeira ocupa cerca de 80% da mesa. A resina é ponto essencial, mas ela é usada apenas como preenchimento em alguns aspectos, ou com a finalidade de envelopar a madeira quando aplicada somente na superfície.

Então, o que podemos entender é que uma mesa resinada possui bem menos resina do que madeira, portanto é preciso considerar esses dois fatores na hora de precificar a mesa.

Então, para precificar uma mesa na hora de vender ou na hora de comprar é fundamental que você considere todas essas informações antes de simplesmente definir um valor.

Mesa Resinada Redonda

A mesa resinada quadrada é um clássico. Inegavelmente essa é uma peça que funciona bem em diferentes ambientes e pode ser facilmente aproveitada para compor a sua decoração.

Porém, se você quer algo diferente, ou mesmo demanda de menos espaço e quer móveis que consigam tornar os cômodos mais fluidos, a escolha por uma mesa redonda pode ser a melhor solução.

  • Charme e delicadeza:

As peças redondas parecem colaborar melhor com a fluidez do ambiente. Elas facilitam a movimentação e valorizam até mesmo os menores espaços, fazendo com que sua sala, varanda ou sala de jantar pareça mais espaçosa.

Além disso, peças arredondadas trazem certa delicadeza, como se houvesse um toque feminino. Elas podem receber diferentes padrões de resinas, com desenhos e formas que valorizem ainda mais o seu visual.

  • Desenhos na superfície:

As mesas redondas, em especial, podem ser decoradas com diferentes padrões e efeitos em suas superfícies. Por exemplo, a utilização da resina para fazer um aspecto que se assemelha com um oceano ou com o planeta terra visto do espaço.

São efeitos absolutamente possíveis com a aplicação profissional de resina, que acabam causando um visual lindo e deixando a mesa resinada ainda mais estilosa.

Qual Tipo De Resina Utilizar?

Na hora de fazer mesa resinada é importante que você procure saber sobre quais materiais são mais indicados para uso. Existem diferentes tipos de resina – e que, portanto, entregam diferentes resultados.

A epóxi é a resina mais utilizada. Ela possui uma transparência muito bonita, que faz com que o acabamento se assemelhe muito com o vidro. Por isso é amplamente utilizada na finalização de tampos de mesa.

  • Cuidados para não amarelar:

Um dos pontos de atenção ao usar a epóxi é que ela pode amarelar com o tempo, sobretudo se ficar exposta em áreas externas. O ideal é proteger o material para que não ocorra esse desgaste.

O uso de corantes também costuma ser uma opção para proteger o material desse efeito desencadeado pela exposição.

Essa resina apresenta uma excelente durabilidade. Por isso é uma das mais utilizadas para a criação de peças variadas. Além disso, ela consegue suportar o contato com diferentes componentes químicos.

Ela possui uma superfície impermeável que protege a base de madeira fazendo com que a sua mesa resinada dure muito mais tempo sem parecer desgastada ou estragada.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre mesa resinada. Como pode ver, é possível conseguir excelentes resultados com esse tipo de material, desde que empregado de maneira correta.

Uma mesa resinada tem grande valor no mercado e pode trazer lucro para quem comercializa. Já para quem a utiliza como peça decorativa é um item de alta qualidade e extremo bom gosto.

Então, se você pretende trabalhar com mesa resinada ou simplesmente quer produzir peças para próprio consumo saiba que são uma boa escolha como produto de decoração.